quarta-feira, 11 de maio de 2016

São Pacômio - 09 de Maio


São Pacômio

NascimentoNo ano de 287 d.C.
Local nascimentoAlto Egito
OrdemAbade
Local vidaEgito
EspiritualidadeFoi o primeiro organizador da vida comum nos cenóbios, a vida monacal organizada, com um superior e, sua regra, que conta com 192 preceitos, continha hierarquia. Uns eram enfermeiros, ecônomos, confessores, etc. Exerceu influência em toda a vida religiosa através dos séculos. Retirou do mundo a fim de dedicar toda sua vida à oração, à penitência, à solidão. A comunidade fundada por ele teve um desenvolvimento tão rápido que durante sua vida reuniu sete mil monges e no final do sendo V, chegava a cinqüenta mil. A base da vida religiosa era constituída fundamentalmente pela irrestrita castidade, pobreza e obediência ao superior. Pontualidade, silêncio, disciplina, recitação de certas preces, algumas penitências, tudo para incrementar o processo ascético dos monges.
Local morteEgito
MorteNo ano de 348, aos 60 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoConcedei-me, Ó Deus, a Graça de uma vida de oração e devoção, como a de vosso servo São Pacômio, e por sua intercessão, dai-me a graça que vos peço. São Pacômio, rogai por nós.
DevoçãoÀ santidade
PadroeiroDos eremitas
Outros Santos do diaSão Nicolau Albergati (bispo e confessor); Gerôncio, Priso, Mainardo, Gregório (bispos); Hermano (conf); Bento, Dubão, Tomé, Estevão e Egidiano (abades); Santa Luminosa (virgem).FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário